Skip to content

M’encanta la Xocolata *

10/06/2011

Pare tudo e viaje com a gente para Barcelona!!!!

Museu do Chocolate em Barcelona
Entrada

As paradas turísticas normalmente são as mesmas, né? Mas a Bela saiu um pouco do roteiro tradicional só pra visitar o “Museu de la Xocolata” ( em catalão). É um museu privado em Barcelona (Espanha) administrado pelo “Gremi Pastisseria de Barcelona”. O museu abriu em 2000 , e fica Carrer Comerç 36, no andar térreo de um antigo quartel, no delicioso bairro de El Born. Foi fácil de achar, porque fica a alguns quarteirões da famosa Catedral da cidade.

Museu do Chocolate em Barcelona
Uma chuva de boas imagens e novos dados
Em um ambiente, você aprende sobre a receita de “Xocoatl”, a bebida ‘dos deuses’, feita de cacau,  e a importância do chocolate para as culturas antigas da América Latina, como os astecas e os maias. O passeio continua com a história do chocolate na Europa, sua influência na arte e na padaria. Lá vemos suas origens, como chegou até nós e como ele foi negociado como um elemento entre o mito e a realidade, entre medicamentos e alimentos, ou como um afrodisíaco.  A gente revê como o chocolate foi levado da América para a Europa pelos conquistadores espanhóis.  No primeiro salão, também é possível ver as plantas de cacau e os frutos da árvore.
Chocolates do Museu do Chocolate em Barcelona
Parece, mas não é…
Boa parte é dedicada à apresentação de áudio-visual da história e da produção industrial do chocolate.  Esta parte do museu que mostra a fabricação de chocolate é super interessante!  As máquinas – antiquíssimas ou super modernas – estão em exposição, mostrando diferentes processos de fabricação a partir do grão de cacau até os processos de produção industrial, desde a moagem dos grãos secos até a moldagem de barras de chocolate.
Museu do Chocolate em Barcelona
Maquinário utilizado na atual fabricação e treinamento de chocolatiers

Diversas obras de arte feitas de chocolate estão em exibição aqui. Esculturas e pinturas de artistas famosos são imitados. Infelizmente, estas peças de arte não são para comer (mas você tem aquela barra de chocolate que deram na entrada…). O lugar enriquece toda a bagagem que já se tem a respeito do nosso amadinho chocolate: ele oferece um passeio não só pela história, mas também pelo valor simbólico, cultural, econômico e nutritivo do chocolate. Objetos históricos e espaços cenográficos interativos abraçam a gente a cada passo! O chocolate está em tudo. Nas esculturas, imagens, videos e aromas.  Até personagens clássicos e edifícios famosos de Barcelona se transformaram em chocolate, pelas mãos dos maiores chocolatier da cidade.

Museu do Chocolate em Barcelona
Lembramos dos amigos do Restaurante Cervantes!
Museu do Chocolate em Barcelona
A Sagrada Família também tem versão achocolatada
Museu do Chocolate em Barcelona
Imagine só a riqueza dos detalhes…
Museu do Chocolate em Barcelona
Cena de Bambi muito bem representada!
Museu do Chocolate em Barcelona
Como é possível tanta perfeição?
Museu de la Xocolata em Barcelona
Asterix e Obelix em versão achocolatada
Museu do Chocolate em Barcelona
A tradicional bicicleta de Barcelona
Museu do Chocolate em Barcelona
Por que te amo tanto??


¿Por qué te quiero tanto?
Mil y uma fórmulas para consumidores diferentes

El cacao há recorrido un largo camino desde su origen em La Amazonia. Su cultivo se extendió por todo El mundo y El producto resultante, El chocolate, pasó de ser uma bebida sagrada o un reconstituyente para soldados y religiosos, a una bebida o alimento que deleito a reyes y nobles, más tarde,  a todas las clases sociales.

Em forma liquida, de tableta, de bombon, com relleno, com leche, como ingrediente de diversos postres o incluso acompañando carnes y pescados, como ocorre en La cocina catalana, El chocolate forma parte de nuestras vidas, porque nos gusta a todas horas y nos apasiona su sabor.

Museu de la Xocolata  é um dos menores museus de Barcelona. Mas nenhum dos outros irá despertar os seus sentidos como ele! O cheiro de chocolate envolve todo o lugar provocando o seu apetite (então aquele pedaço de chocolate que você recebe na entrada pode não durar por muito tempo… rs.) A gente TINHA que compartilhar um pouquinho disso com vocês…
Museu do Chocolate em Barcelona
O ingresso mais delicioso que já vimos!

 

*EU AMO CHOCOLATE, em catalão. 😉

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: